fbpx
Grupos de apoio: benefícios e aprendizados
By Cláudio

Grupos de apoio: benefícios e aprendizados

Compartilhe

Grupos de apoio: benefícios e aprendizados

Ayrton Senna disse, certa vez: “Eu sou parte de uma equipe, então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.

Assim, nos mostra que é em meio a uma equipe, a um grupo de apoio, que cada um contribui, torna-se mais forte e ajuda na dinâmica do próprio grupo.

E é exatamente isso que aprendemos no nono princípio do Amor Exigente: a importância do grupo de apoio no enfrentamento dos nossos problemas, na família e na comunidade.

Quando chegamos ao grupo pela primeira vez, tristes e desorientados, não somos julgados ou criticados. Ao contrário, somos acolhidos com carinho e, ao partilharmos a nossa dor, somos ouvidos e respeitados. Aprendemos a colocar metas adequadas para atingirmos os nossos objetivos. O grupo de apoio tem, principalmente, a função de ajudar a nos fortalecer, antes de tomarmos qualquer atitude.

Não é fácil superar problemas ou suportar uma crise sozinhos. Em uma dinâmica troca de ajuda, vamos, aos poucos, aprendendo a lidar com nossos conflitos e nossas inseguranças. Ficamos mais motivados, responsáveis e desenvolvemos vínculos mais afetivos com os que nos rodeiam, afinal, relacionar-se com pessoas que vivem situações semelhantes nos tira do isolamento.

O grupo proporciona um ambiente seguro para expressarmos nossos conflitos, dúvidas e até mesmo nossas conquistas. Fortalece nossa autoestima, nosso bem-estar, alivia nossa ansiedade e, ao mesmo tempo, quando ouvimos histórias de superação, sentimo-nos mais motivados e esperançosos.

Como vimos, são muitos os benefícios proporcionados por um grupo de apoio. Isso significa que não importa o quão difíceis são as situações que partilhamos. É importante ter consciência de que partilhar nossas dores e nossos medos exige coragem de nossa parte, que é uma grande virtude.

Coragem é ter firmeza de espírito para enfrentar uma situação difícil. É ter capacidade de agir, apesar do medo. E esse comportamento corajoso nós vamos adquirindo pouco a pouco.

A gente precisa ter determinação em nossas próprias ações. É preciso ter serenidade, isto é, manter-se calmo, mesmo diante de situações de conflitos. E ter firmeza, mostrar-se seguro, autoconfiante, tomar decisões de modo claro e coerente. A coragem é uma virtude e é muito importante para a prevenção de futuros problemas.

Como disse Ayrton Senna, todos esses ganhos só são possíveis porque há um trabalho de equipe, há um senso de comunidade, há aprendizados mútuos. Somos ajudados, apoiados, humanizados, e, o mais importante, ganhamos força para também ajudar a apoiar e humanizar os outros.

Por Célia Regina Cavicchia Vasconcelos,                                                      

Voluntária do AE, São José do Rio Preto/SP.

  • No Comments
  • 12/01/2026