Lemas do AA / NA
Lemas do AA / NA
14) – Não espere nada dos outros!
Quando eu tinha 18 anos escutei algo do diretor da escola que nunca mais esqueci, mas confesso que nunca entendi o que ele queria dizer com esta frase: “O segredo da vida é se descobrir sozinho”.
Não tem muito tempo que esta reflexão voltou com muita intensidade. Passado mais de quarenta anos comecei a entender a riqueza deste ensinamento e, a partir dele, compreendi este “segredo da vida” que acho importante compartilhar com nossos leitores:
- Não espere nada dos outros: porque cada ser humano é único, dotado de sentimentos, desejos, sonhos diferentes. Cada ser humano tem uma história diferente, portanto, esperar dos outros a solução dos nossos problemas é ilusão, mesmo porque a solução dele é diferente da sua. Você precisa encontrar seu caminho
- Eu preciso me conhecer: Durante muitos anos das nossas vidas, vivemos querendo agradar os outros. Nossos valores e princípios na maioria das vezes não são nossos, mas sim, frutos de uma sociedade que transmitiu isto ao longo das nossas vidas. Para me compreender e me aceitar eu preciso me conhecer no âmago da minha vida.
- Minha realização é o segredo da vida: Ao me conhecer, descubro meu potencial e meu verdadeiro desejo. Como consequência eu encontro um sentido para minha vida em todos os aspectos (emocional, profissional, social e espiritual)
Os outros apenas podem contribuir com este processo. Mas o processo é seu e de mais ninguém. É neste sentido que eu entendo este lema: “Não espere nada dos outros”. A sua recuperação em busca da sobriedade é de responsabilidade sua e de mais ninguém. Na dependência química e na codependência fato corriqueiro das pessoas é a transferência de responsabilidades das nossas mazelas para terceiros.
Certa vez, uma paciente minha sou esta pérola: “Durante 30 anos de casamento, eu tinha certeza que o meu problema era meu marido. Ele faleceu e não levou os meus problemas”
Pensa nisto meu amigo, pensa nisto minha amiga.
Obs. Nas próximas edições vamos abordar os outros lemas abaixo:
15) – Entregue-o…!
16) – Eu não parei. Rendi-me!
17) – A paciência pode mais que a sabedoria!
18) – Pense antes de beber. A hora de procurar o padrinho é antes. Não depois
19) – Evite pessoas, coisas e lugares.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em dq.