Quando procurar um psicólogo?
Quando procurar um psicólogo?
Infelizmente, muitos preconceitos ainda pairam na sociedade sobre o trabalho do psicólogo. A maioria das pessoas ainda acredita que o trabalho do psicólogo é apenas com “doidos” e que elas não precisam ir a um profissional para ficar falando dos seus problemas pessoais. Outros acreditam que Deus é o seu psicólogo e que procurar este profissional é jogar dinheiro fora e perda de tempo.
Diante destes preconceitos e desconhecimento sobre o trabalho deste profissional é fundamental esclarecer alguns pontos:
1 – A psicologia ao pé da letra seria “psico” – que significa “mente” ou “alma”, e “logia” originada de logos que significa “estudo, saber”. Assim a psicologia é a ciência que estuda a mente humana, ou seja, sua alma;
2 – A psicologia então tem como objeto de estudo o ser humano e suas implicações sociais, comportamentais, emocionais e psíquicas. Diferente da medicina que prioriza o corpo humano, a psicologia se preocupa com os sentimentos, pensamentos e na estruturação psíquica, ou seja, na formação da personalidade, as influências do ambiente sobre o sujeito e as possíveis consequências dos traumas da vida, especialmente na fase da infância;
3 – A psicologia é uma ciência nova se comparada a outras áreas do conhecimento científico, mas apesar disto, ela já se especializou em várias frentes de atuação como nas áreas da psicologia hospitalar, organizacional (em empresas), educacional e clínica;
4 – Hoje nós temos várias abordagens da psicologia, dentre várias, podemos destacar: a humanista, a comportamental, a sistêmica, a Gestalt, a psicanálise e a existencialista.
Enfim, através de técnicas comprovadas cientificamente, a psicologia é uma das ferramentas disponíveis para ajudar o sujeito a lidar melhor com as grandes questões do mundo contemporâneo. Hoje já se sabe que os problemas emocionais afetam diretamente o nosso corpo físico, portanto, cuidar da nossa saúde psíquica é tão importante quanto cuidar do nosso corpo.
Dentro deste contexto, nada é mais óbvio de que todos deveriam buscar a ajuda psicológica, afinal, quem não tem problemas de relacionamentos, ansiedade, depressão, stress e nunca passou e continua passando por traumas e perdas? Boa terapia a todos.
Cláudio Martins Nogueira
Psicólogo Clínico – Especialista em dependência química e codependência