Felicidade: um trabalho interior – Práticas para alcançar a felicidade
Felicidade: um trabalho interior – Práticas para alcançar a felicidade
PRÁTICA 10: Precisamos fazer da oração parte do nosso dia a dia (final)
Deus é amor e justiça. Não é um “carrasco” que castiga como muitas vezes aprendemos isto com nossos pais, avós e pela própria igreja.
O poder da oração e o nosso conceito de Deus: A nossa ideia de Deus veio da nossa família e da nossa cultura que, de alguma forma, a religião interferir neste olhar. O nosso conceito de Deus sofreu interferência de tudo isto. Porém, a natureza verdadeira de Deus é o amor incondicional e ao mesmo tempo, um amor exigente.
A experiência de Deus no AA: Diante da realidade do primeiro passo, ou seja, admitir sua impotência perante a sua doença, o AA nos convida a repensar o conceito de Deus como um Poder Superior na forma em que cada um O concebe que possui o poder de nos trazer a sanidade e a sobriedade.
O AA então nos apresenta um conceito moderno pautado nas experiências bíblicas de um Deus de amor e misericórdia e depois se entregar para este Poder.
Foram nestes contextos que nasceu a Irmandade de Alcoólicos Anônimos, refazendo o conceito e a experiência espiritual como algo mais profundo e individual, apesar de vivencia-la no coletivo.
Assim, os três primeiros passos sintetizam toda a experiência espiritual do AA:
O primeiro passo é encarar a incapacidade de conduzir a sua própria vida sozinho. É o massacre do “ego”. É uma ferida narcísica e uma quebra na negação e no orgulho tão comum no adicto e na família codependente.
O segundo passo é CRER num Deus que me ama e quer me ajudar sempre.
O terceiro passo é se ENTREGAR nos braços deste Deus e confiar que Ele sim é capaz de conduzir minha vida em busca da sanidade.
Assim, devemos fazer as pazes com nossas fraquezas e se entregar às experiencias da vida e do Espírito de Deus. Só assim chegaremos na grande experiência que o autor chama de “A HORA DE DEUS”
A experiência da meditação e oração é uma oportunidade de estreitar nossa relação intima com o nosso Poder Superior e antecipar esta experiência impar com o nosso PODER SUPERIOR.
Práticas:
1 – Escreva uma experiência de Graça
2 – Escreva o quinto evangelho – Faça um pequeno resumo da sua vida e veja como o Poder Superior esteve sempre presente com você, especialmente nos momentos mais difíceis.
3 – Avalie seu relacionamento com Deus: hoje e no passado. Refaça suas crenças sobre Ele e estreite sua relação com ele pautada no amor e reconciliação.
Baseado no livro: Felicidade: um trabalho interior – Autor: John Power
Editora Crescer
Adaptação: Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ