A lição do Chupim
By Cláudio

A lição do Chupim

Compartilhe

A lição do Chupim

O chupim é um pássaro de plumagem negra, muito comum e conhecido em todo o Brasil.

Ele é um notório parasita … as fêmeas não constroem ninhos, não chocam e nem cuidam dos filhotes – põem os ovos nos ninhos de outros pássaros, em especial o tico-tico. E este é quem faz todo o trabalho.

Por isso, uma cena comum e até engraçada de ser ver por esse Brasil afora é um minúsculo tico-tico sendo seguido por um filhote bem maior, amarronzado, pulando atrás e pedindo comida.

Os pais tico-ticos criam e cuidam desses “folgados” junto com os seus, com a mesma dedicação. E mesmo quando os jovens legítimos já se tornaram independentes e voaram, lá está o “bonitão” ainda agarrado aos pais adotivos, relutante em deixá-los.

Parece uma situação bem familiar …

Meu comentário:

Este texto é uma colaboração de uma Veterinária e achei bastante sugestivo. Nos últimos tempos, muitos pais de alguma maneira, por vários motivos, passaram a agir de forma parecida como este pássaro Chupim. Transferiram a responsabilidade dos cuidados com seus filhos para terceiros como avós, babás, maternais e escolinhas de tempo integral.

Por outro lado, os “folgados bonitões”, mesmo depois de adultos, insistem a ficarem atrás de seus pais ou responsáveis em busca de “migalhas”, recusando o processo de amadurecimento psíquico e as responsabilidades do mundo adulto.

Uma boa reflexão para todos. Até onde estou sendo um Chopim ou um Tico-Tico?

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ e Codependência

  • No Comments
  • 24/07/2024
× Como posso te ajudar?