Lemas do AA / NA
Não se deixe levar muito a sério!
Esse lema dos grupos anônimos não é tão conhecido do público, mas nem por isto ele é menos importante. Vejo nele uma sabedoria enorme, especialmente para aqueles que, ao longo da sua dependência química foi acumulando perdas, frustrações, decepções e desilusões. O “histórico” de um adicto é muito triste e de difícil convivência com ele. Os companheiros em recuperação precisam conviver com estes fantasmas do período da ativa. A culpa e o arrependimento os “tortura” de tal maneira que, se ele levar muito a sério a sua vida, pode, movido pela autopunição, voltar a uso das substancias.
Assim, o programa nos convida a perdoar nós mesmos, olhar para o passado como um aprendiz e, de maneira clara e objetiva, ver nele lições de vida. A gratidão e a leveza são fundamentais para reconstruir o presente pautado na simplicidade e na alegria. Só assim será possível olhar para um futuro promissor.
Este lema nos convida a pensar na importância do bom humor durante o processo de recuperação. Ria das suas falhas, dos seus erros e não deixe de aprender com eles. Precisamos de lembrar que estamos em um processo, uma caminhada e jamais chegaremos no nosso destino.
Precisamos levar a sério o nosso programa de tratamento, mas encará-lo com a leveza de uma criança e com a responsabilidade de um adulto. Obediência e disciplina ao processo nos leva a sobriedade e à alegria de ficarmos limpos.
Deixe se levar pela vida
Olhe os pássaros cantando e voando
Olhe as flores sendo beijadas pelas borboletas
Olhe a lua e as estrelas
Olhe seus olhos no espelho
Dê um sorriso e agradeça
Por ter sobrevivido
Por encontrar hoje um sentido
E com um grito me permito
Abraçar meu Poder Superior
Meu grande amor
Obs. Nas próximas edições vamos abordar os outros lemas abaixo:
07) – Só pela graça de Deus!
08) – Não se desespere!
09) – Pense!
10) – Um dia de cada vez!
11) – Saia da direção!
12) – Isto também passará!
13) – Ame o seu vizinho; mas… faça a sua cerca!
14) – Não espere nada dos outros!
15) – Entregue-o…!
16) – Eu não parei. Rendi-me!
17) – A paciência pode mais que a sabedoria!
18) – Pense antes de beber. A hora de procurar o padrinho é antes. Não depois
19) – Evite pessoas, coisas e lugares.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em dq.