Politicagem nas políticas sobre drogas
By Cláudio

Politicagem nas políticas sobre drogas

Compartilhe

Politicagem nas políticas sobre drogas

Infelizmente, até mesmo um problema tão grave como o uso/abuso de álcool e outras drogas com possível desenvolvimento da dependência química está sendo usado por interesses políticos partidários.

O que o STF está votando é a determinação de critérios mais objetivos que separa o usuário/ dependente do traficante. A lei original aprovada pelo congresso de 2006 e sancionada pelo Governo Federal teve como ideia distinguir usuários dos traficantes. 

Assim, diferenciou a punição do traficante (prisão) do usuário/dependente (medidas socioeducativas). A lei, porém, não definiu uma quantidade específica de drogas que separa o que é o tráfico e do que é uso pessoal. A lei deixa essa interpretação a critério da polícia e dos tribunais. Com isto, o sistema judicial passou a enquadrar como traficantes pessoas que portavam pequenas quantidades de droga, especialmente pretos, pobres e das comunidades e como usuários pessoas brancas, da classe média e alta, muitas vezes portando mais quantidades de drogas do que o pobres e pretos.

Portanto, não existe nenhum movimento, pelo menos por enquanto, a votação de liberação das drogas no nosso país. Fora disto é politicagem barata com interesses escusos.

Muito obrigado pelo apoio e não deixem de seguir nossas redes sociais:

Visite nosso site: www.portaldasobriedade.com.br

 Siga-nos nas redes sociais: Instagram – @claudiopsicologoemdq

         Facebook: @claudiomartinspsicologo 

  • No Comments
  • Junho 17, 2024
× Como posso te ajudar?