Lemas do AA
By Cláudio

Lemas do AA

Compartilhe

04) – Vá com calma…, mas vá!

Este lema nos convida a refletir sobre o processo e procura amenizar a ansiedade por resultados imediatos. Não existem milagres e soluções mágicas. Todo sucesso demanda disciplina, perseverança e persistência. A disciplina e a paciência, juntamente com a obediência é fundamental para resultados duradouros.

Vivemos numa sociedade imediatista. Quase todos temos pressa para chegar nos resultados finais. Atropelamos o processo natural das coisas e queremos o prêmio sem nenhum esforço. Movidos por esta angústia, repetimos ao longo da vida o famoso “começar tudo e não terminar nada”. Assim, vamos acumulando fracassos em todas as áreas da nossa vida, ou seja, nos relacionamentos afetivos, na vida profissional e financeira e na nossa própria recuperação.

Vá com calma é o antídoto para a nossa ansiedade. Fazer primeiro as primeiras coisas, estabeleça prioridade, submeta ao seu tratamento e vá no seu ritmo, afinal, dezenas de anos de desvios de comportamento, de uso abusivo de substancias não vai mudar de uma hora para outra.

Muitos familiares e dependentes chegariam ao sucesso se tivessem um pouco mais de humildade para se manter em tratamento. Em busca de resultados imediatos, vão pulando de tratamento atrás de tratamento, acumulando frustrações ao longo da sua vida.

Portanto, vá com calma, porém com muita dedicação e perseverança no seu tratamento. Os resultados vão aparecendo naturalmente sem precisar de tanta ansiedade.

Obs. Nas próximas edições vamos abordar os outros lemas abaixo:

05) – Só por hoje!

06) – Não se deixe levar muito a sério!

07) – Só pela graça de Deus!

08) – Não se desespere!

09) – Pense!

10) – Um dia de cada vez!

11) – Saia da direção!

12) – Isto também passará!

13) – Ame o seu vizinho; mas… faça a sua cerca!

14) – Não espere nada dos outros!

15) – Entregue-o…!

16) – Eu não parei. Rendi-me!

17) – A paciência pode mais que a sabedoria!

18) – Pense antes de beber. A hora de procurar o padrinho é antes. Não depois

19) – Evite pessoas, coisas e lugares.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em dq.

  • No Comments
  • 11/04/2024
× Como posso te ajudar?