Homens que mudaram o mundo
By Cláudio

Homens que mudaram o mundo

Compartilhe

Homens que mudaram o mundo

1. Platão (427 a.C.-347 a.C.)

O filósofo Platão promoveu verdadeiras revoluções na antiguidade grega e não por acaso é considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. 

Discípulo de Sócrates, propagou o pensamento de que o mundo que conseguimos perceber é, na verdade, ilusório, sendo o mundo espiritual o verdadeiro local onde a razão acontece.

Nascido no berço de uma família nobre de Atenas, Platão estudou desde a mais tenra infância e teve acesso ao melhor da cultura sendo orientado por Sócrates. Inicialmente, queria ser político, mas logo acabou enveredando para a filosofia. 

Já aos 40 anos, o autor do mito da caverna (lembra? sim, é de Platão a teoria) abriu uma escola para o estudo de ciências e filosofia chamada de Academia. Seu maior desejo era estimular a fé na razão.  

Mito da Caverna, também conhecido como Alegoria da Caverna, foi escrito por Platão, um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia.

É uma metáfora que sintetiza o dualismo platônico. Por exemplo, a relação entre os conceitos de escuridão e ignorância; luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência e realidade, fundamental para sua teoria do Mundo das Ideias.

Foi escrito em forma de diálogo e pode ser lido no livro VII da obra A República, o Mito da Caverna é também uma espécie de homenagem de Platão ao seu mestre, Sócrates.

Platão define a natureza das ideias através de quatro propriedades: 

espiritualidade, realidade, imutabilidade e pureza:

 A espiritualidade é inteligível, ou seja, é invisível aos olhos humanos e apreendida pela razão.

 A realidade seria um método ilegível e errôneo. Para Platão, as ideias não são conceitos abstratos do espírito, nem pensamentos do Espírito divino, mas são realidades subsistentes e individuais, sendo objeto da contemplação científica e fonte das realidades da terra.

 A imutabilidade e a pureza são derivadas da realidade, mas a imutabilidade exclui toda mudança, já que as ideias são eternas. A pureza realiza a essência plenamente e sem mistura, de modo que cada ideia, na sua ordem, é perfeita.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_ideias

Adaptação: Cláudio Martins Nogueira -Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Março 16, 2024
× Como posso te ajudar?