As regras da casa
By Cláudio

As regras da casa

Compartilhe

As regras da casa

Normas, regras e disciplina são elementos indispensáveis para a construção de uma família funcional. Sem isso, a casa deixa de ser um lar para se transformar em uma verdadeira bagunça.

Qualquer instituição, sem regras estabelecidas, caminha a passos largos rumo ao fracasso, seja ela uma empresa, um clube, uma escola ou uma igreja e isso não é diferente no ambiente familiar. A família também é uma organização social que, para um bom funcionamento, exige a construção de regras claras capazes de nortear os comportamentos de cada um dos seus membros.

No entanto, precisamos compreender que regras e normas não são imposições, frutos do autoritarismo, mas uma construção familiar que serve para nortear a conduta de todos, resguardadas as diferenças entre seus membros e as individualidades de cada um.

Os filhos devem aprender, o mais cedo possível, a conviver e a respeitar as regras da casa, tendo como modelo e exemplo, os pais. Não é tarefa fácil falar em regras e normas para um filho que assiste o pai avançar o sinal de trânsito, ou a mãe dirigir o carro falando ao celular.

 Se for estabelecido como regra da casa que os filhos não façam as refeições com o celular ao lado do prato, os pais também precisam deixar os seus fora da mesa.

As regras estabelecidas no ambiente familiar devem possuir, como foco, o bem comum. Portanto, elas devem possuir, como finalidade, organizar a relação e a convivência familiar. Aqueles que não respeitam as regras da casa, certamente não respeitarão as normas de convivência em sociedade.

Na construção das regras da casa, todos devem participar, mas é preciso respeitar a hierarquia familiar. São os pais aqueles que possuem a missão de colocar ordem na casa e não podem fugir de suas responsabilidades.

Quando, por acomodação, por negligência ou apatia eles deixam de fazê-lo, quem dita as regras são os pequenos e assim, nos deparamos com uma inversão de papéis, onde os filhos mandam e os pais obedecem e este reinado infantil é a receita certa para o colapso familiar.

Celso Garrefa

Sertãozinho SP

  • No Comments
  • Janeiro 14, 2024
× Como posso te ajudar?