Reflexões sobre o filme: O resgate do Soldado Ryan
By Cláudio

Reflexões sobre o filme: O resgate do Soldado Ryan

Compartilhe

O resgate do Soldado Ryan

Sinopse:

Este filme conta a história da 2º guerra mundial no campo de batalha da Normandia. O exército americano entrou na guerra contra os alemães com o objetivo de libertar a França dos domínios dos nazistas.

O diretor teve acesso a um romance que conta a história de uma família que já tinha perdido três filhos na guerra e o quarto filho estava nesta guerra. O Presidente americano ficou sabendo desta tragédia que tinha acontecido com esta família e, tomou a decisão de buscar este quarto filho para esta mãe.

O general americano então chamou o seu melhor capitão Miller e dá a ele esta missão de salvar o soldado Ryan (o quarto filho desta mãe). O capitão seleciona os 12 melhores soldados para ajudá-lo.

Durante esta missão, o grupo mostra suas fragilidades. Diferente de outros filmes de guerras que sempre tem um “rambo” todo poderoso, aqui a gente ver a fragilidade do ser humano. Durante todo o filme, todos tiveram medo, vontade de desistir e várias “tentações” de desviar o objetivo da missão. Cometeram erros e tiveram perdas de companheiros. Alguns não entendiam o porquê daquela missão. Tantos soldados estavam morrendo na guerra, o quê aquele soldado Ryan era tão especial? O capitão Miller, com obediência e disciplina, era o único que não questionava os seus superiores.

Ao final do filme, temos uma surpresa incrível que não vou escrever aqui.

Faça por merecer:

Fazendo uma analogia com o resgate de um dependente químico podemos concluir:

1 – A nossa missão é uma “guerra” – Salvar dependentes e codependentes dela;

2 – Somos vulneráveis – Mas isto não nos impede de enfrentar os inimigos;

3 – Obediência e disciplina – Sem elas não chegamos aos nossos objetivos;

4 – Erros e perdas – As vezes precisamos passar por isto, mas não podemos perder o foco.

5 – FAÇA POR MERECER – A mensagem central do filme. Muitos se “sacrificaram” para chegarmos até aqui. E você? Tem feito por merecer todos estes sacrifícios?

Assista o filme, mas antes, assista nossa live no instagram neste link: https://www.instagram.com/reel/CzeSQ86JVK1/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo clínico – Especialista em dq.

  • No Comments
  • Janeiro 11, 2024
× Como posso te ajudar?