O princípio da expansão
By Cláudio

O princípio da expansão

Compartilhe

O princípio da expansão

A ciência já provou que o universo continua em expansão. Ao observarmos a natureza é possível perceber que todos os seres vivos, estão em busca do crescimento. De um simples vírus ao ser humano, a natureza da vida é regida por este princípio da expansão.

Expandir é um processo que nos expulsa da famosa “zona de conforto”. Nesta zona não há crescimento. Nos estagnamos sobre uma suposta segurança que na verdade não existe.

O que acontece com este sujeito que para de crescer? Como não se submete a este princípio, sua vida vai perdendo o sentido e a falta de expectativa pode induzi-lo a quadros de depressão, de ansiedade, de uso abusivo de substancia e as diversas formas de compulsão. Casos mais graves podem chegar ao processo de autoextermínio, afinal, para quer continuar vivo se não estou expandindo meus horizontes?

Pais superprotetores fazem isto com seus filhos, ou seja, na ânsia de proteger seus filhos dos perigos do mundo, dificultam o crescimento deles facilitando tudo para eles. Eu sempre afirmo: “Ninguém desenvolve músculos sem levantar peso”.

Assim, sem “musculatura emocional” a criança, adolescente e jovem entra no mundo adulto totalmente despreparado para a vida, dificultando assim a sua expansão emocional, mental, financeira, etc.

Fica aí mais uma dica.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Novembro 13, 2023
× Como posso te ajudar?