Saber esperar
By Cláudio

Saber esperar

Compartilhe

Saber esperar

A Síndrome (conjunto de sintomas sem uma causa específica) da Gratificação Instantânea é um fenômeno antigo, mas que no mundo contemporâneo tem provocado um verdadeiro estrago na sociedade como um todo, especialmente no seio das nossas famílias.

O bebê nasce com esta síndrome. Não importa o que esteja acontecendo na família, ele possui uma necessidade de satisfação imediata. Por isto que ele acorda de madrugada chorando querendo o alimento ou apenas que alguém troque sua fralda. Ele não sabe esperar.

O processo de educação é exatamente a introdução desta grande lição: SABER ESPERAR.

Com os avanços tecnológicos, tudo ficou mais rápido. Queremos tudo para ontem como um bebê. Assim, a gratificação instantânea vai minando os níveis de paciência dos indivíduos. Ela é a necessidade de se sentir satisfação sem qualquer tipo de adiamento ou de espera.

Como resultado deste imediatismo, passamos a manifestar os sintomas do transtorno de ansiedade e, com a frustração dos desejos não satisfeitos somos empurrados para a depressão e para o famoso TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade.

Para prevenir tudo isto, nada melhor do que treinar a paciência com você e com seus filhos. Jogos de tabuleiro, passeios tranquilos, menor exposição à tecnologia, atividades esportivas (especialmente as coletivas) são muito eficazes para barrar esta síndrome. Mãos a obra!

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Outubro 9, 2023
× Como posso te ajudar?