Felicidade: um trabalho interior – parte V
By Cláudio

Felicidade: um trabalho interior – parte V

Compartilhe

Felicidade: um trabalho interior – parte V

Práticas para alcançar a felicidade

NÚMERO 03/b – Precisamos satisfazer nossas necessidades de relaxamento, exercícios e nutrição:

  • Exercícios físicos:

Terminamos o texto anterior com esta afirmativa do autor:

A fórmula tradicional da tensão é:

UMA MENTE HIPERATIVA NUM CORPO INATIVO

Exercícios diários são fundamentais para restabelecer o equilíbrio emocional, reduzir a tensão e o estresse. A atividade física ajuda no processo de desintoxicação do nosso corpo e libera substancias neuroquímicas de satisfação e prazer como as endorfinas.

Além de você manter seu corpo em forma, os reflexos no seu bem estar psíquico e emocional é enorme podendo ajudar consideravelmente na qualidade do seu sono, na alimentação e no seu bom humor, trazendo como consequência a felicidade.

“O corpo humano é uma máquina estranha – desgasta-se por falta de uso”. Assim a nossa energia aparece quando gastamos energia. A inatividade nos enfraquece física e emocionalmente. A energia quanto mais se gasta mais se tem. A energia não gasta acumula no nosso corpo e gera gordura e sobrepeso, além de afetar negativamente nossa alegria de viver e nossa autoestima.

Pessoas sedentárias estão mais vulneráveis a todas as doenças, além de lotarem os consultórios de psiquiatria e psicologia. Assim, não é difícil concluir que a atividade física é obrigatória para quem realmente quer ser feliz.

  • – Nutrição

“O motor não funciona a menos que seja abastecido”

A boa nutrição é outro fator importante para alcançarmos a felicidade. O corpo humano não funciona bem se for mal abastecido. Se colocarmos combustível adulterado no motor o mesmo não funciona de maneira esperada. Assim é o nosso organismo.

Não podemos esquecer que o corpo é o “veículo” da nossa mente e do nosso espírito. Um cérebro subnutrido torna o funcionamento mental e espiritual confuso e comprometido. Exemplo clássico desse fato é o dependente de álcool e outras drogas. Pela alimentação indevida e pobre de nutrientes, todo o processo de funcionamento do ser humano é prejudicado. Como ser feliz se as faculdades mentais, físicas e emocionais estão seriamente comprometidas?

Tarefas sugeridas pelo autor:

  1. – Faça uma lista da última semana – Utilize as categorias “relaxamento, exercícios físicos e nutrição”.  Dê uma nota a você pelo seu autocuidado: A – Excelente, B- Muito bom, C – Razoável, D -Ruim e C- Péssimo.
  2. – Escolha um parceiro(a) confiável – Troque ideia com ele sobre isto e estabeleça três objetivos em um determinado tempo e depois revisa com ele se alcançou ou não seus objetivos propostos;
  3. Localize seus sinais de estresse  – Consulte a lista proposta pelo autor do livro.

Lembre-se: “É difícil ser feliz quando você viaja pela vida em uma carruagem velha e gasta. Portanto, comece a mudar. Tudo o mais vai ficar mais fácil”.

Baseado no livro: Felicidade: um trabalho interior – Autor: John Power

Editora Crescer

Adaptação:

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Outubro 9, 2023
× Como posso te ajudar?