Pais não são serviçais
By Cláudio

Pais não são serviçais

Compartilhe

Pais não são serviçais

O décimo princípio do Amor Exigente nos diz que “A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência”. Em outras palavras, pais não são serviçais dos seus filhos. Eles não devem se posicionar sempre no lugar de provedor de todas as necessidades deles.

No meu livro “Preparando seus filhos para a vida” tem um texto que eu defino os pais codependentes como os “escravos modernos”. Por causa da carência afetiva dos pais, eles não conseguem dizer não para seus filhos e assim se tornam serviçais dos mesmos.

O famoso “Rei Bebê” toma conta do pedaço, ou seja, os filhos passam a mandar os pais. A reversão de autoridade acontece e nestas condições é impossível qualquer tentativa de solução dos problemas apresentados.

Para ir de encontro a construção de uma família mais funcional, os pais devem buscar ajuda para recuperarem a lugar de autoridade e de respeito. Só assim será possível colocar os filhos no lugar de filhos.

Resgatado seus devidos lugares, o segundo passo seria a construção de um processo de cooperação familiar nos aspectos dos serviços domésticos, ajuda financeira e da organização familiar.

Pais, foquem no fortalecimento de vocês. Busquem ajuda para vocês. Só assim terão condições de sair deste lugar de serviçais para de lideres do seu núcleo familiar.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Setembro 15, 2023
× Como posso te ajudar?