Qualidade x Quantidade
By Cláudio

Qualidade x Quantidade

Compartilhe

A maioria dos pais sofrem demasiadamente com suas ausências na rotina dos seus filhos. Com a “loucura” das rotinas de trabalho e estudos, muitos se sentem em falta com seus amados e, não raras vezes, tentam compensar esta falha suprindo as necessidades materiais dos seus filhos podendo inclusive prejudica-los.

Pouco vai adiantar os pais ficarem muito tempo na presença dos seus filhos se esta relação estiver repleta de brigas, ofensas, de estresse e de irritabilidade. Por outro lado, pais extremamente submissos ou omissos, subserviente aos caprichos dos seus filhos podem prejudicar mais do que ajudar.

Por tudo isto, precisamos atentar pela qualidade da relação. Isto é muito mais importante do que a quantidade de relação. Muitas vezes, pais que possuem pouco tempo com seus filhos, mas o pouco deste tempo é muito prazeroso e intenso. Um tempo de cumplicidade, de alegria e satisfação deixam marcas por toda a vida.

Outro fator importante de ressaltar é que nós educamos muito mais pelas nossas ações do que pelas nossas falas. Desta forma, pais que trabalham, que estudam e mesmo assim estão “plenos” na relação com seus filhos (mesmo em pouco tempo), estão ensinando seus filhos a importância do trabalho e dos estudos ao longo da vida.

Fica aí mais essa dica para os pais.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Agosto 18, 2023
× Como posso te ajudar?