Ação ou reação?
By Cláudio

Ação ou reação?

Compartilhe

Uma outra lição que pais e educadores devem aprender com certeza é diferenciar uma ação de uma reação. Isto vai fazer toda a diferença na vida dos educandos, independentemente da idade.
Ação: Ato pensado e racional sobre uma determinada questão ou fato. Através da ação temos o controle sobre nossas emoções e evitamos assim falar e fazer coisas que depois a culpa e o arrependimento serão nossas companhias. A ação sempre promove uma reação.
Reação: Ato impensado e irracional sobre uma ação. A reação deixa a gente muito vulnerável e não raras vezes ela vem provida de uma carga emocional enorme. De alguma maneira, nós mostramos a nossa fraqueza diante da ação do outro e, assim, transferimos o poder para o outro. Neste estado psíquico, somos “atacados” por crises emocionais que, além de serem ineficazes, nos empurra cada vez mais para um distanciamento do outro.
Uma estratégia: Diante de algo inadequado (ação) provocado pelo seu filho ou aluno, o melhor é deixar passar a crise emocional e, assim que estiver sobre o seu controle emocional, chama-lo para uma conversa assertiva e pontual. Foque no problema e não na personalidade do sujeito do ato. Estabelecer limites e consequência também é fundamental para que o comportamento inadequado se repita.
Fica aí a dica.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Maio 20, 2023
× Como posso te ajudar?