Os segredos da Oração da Serenidade
By Cláudio

Os segredos da Oração da Serenidade

Compartilhe

A que rezamos é uma simplificação (o resumo) da completa. De toda forma seu conteúdo já resume bem todo o texto.

A 1a parte foi destacada pelo AA e daí ganhou o mundo.

A origem da oração remonta a antiguidade. Boecio, filósofo romano (480-524), autor do livro ‘Os consolos da filosofia’. Foi a partir daí que as ideias da oração foram utilizadas por religiosos.

Uma 1a compilação ou versão desta foi feita por Francisco de Assis (1182 – 1226). Francisco já mencionava algo parecido como: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.

Como disse acima foi o AA, a partir da versão do teólogo protestante Reinhold Niebuhr, que reivindicou para si a autoria da oração, tendo declarado ter escrito a oração como introdução para um sermão sobre Cristianismo Prático.

Mas ele mesmo, acrescentou dúvida à sua reivindicação quando declarou: “Naturalmente, é possível ter havido algo parecido durante anos ou mesmo séculos, mas eu não penso assim. Acredito honestamente ter escrito a oração”.

Ou seja, por ele o AA incorporou e foi divulgada para todo o mundo – sem querer, mas com ótimo propósito o pastor divulgou através da grande obra do AA.

*partes extraídas da Wikipedia

Colaboração: Wilson (psicólogo voluntário da Associação Família de Caná)

Meu comentário:

A Oração da Serenidade é dividida em três partes:

1º) Aceitar as coisas que não posso modificar: Muitas coisas nós não podemos modificar. Para ficar em alguns exemplos: Os outros, o tempo, o envelhecimento, o clima, etc.

2º) Coragem para mudar aquelas que eu posso: Podemos mudar muitas coisas com as nossas escolhas como: Nós mesmos, nosso emprego, nossa profissão, nossos políticos através do voto, etc

3º) Sabedoria para distinguir umas das outras: Ás vezes acreditamos que não somos capazes de mudar algo, mas com a ajuda de um Poder Superior ou mesmo pela nossa capacitação técnica isto pode mudar.

Portanto, de maneira simples e objetiva, esta oração nos possibilita viver a espiritualidade de maneira intensa, com aceitação, coragem e sabedoria.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico -Especialista em D.Q.

  • No Comments
  • Abril 18, 2023
× Como posso te ajudar?