Duas lições
By Cláudio

Duas lições

Compartilhe

Várias lições precisamos passar para os nossos filhos, especialmente na infância e na adolescência. De todas elas, destaco duas que são fundamentais: O esperar e o aprender a escutar a palavra “não”.
Pela própria natureza humana, o bebê e a criança querem tudo de forma imediata. Eles não sabem esperar. Como na vida temos que esperar sempre, ensinar nossos filhos a esperar é quase uma questão de sobrevivência no meio social. Para isto a eles é fundamental aos pais usarem algumas palavras mágicas como: “Aguarde um momento”, “Agora eu não posso fazer isto” “hoje não dá para fazer isto”, etc. Assim, os pais vão introduzindo na criança e no adolescente a grande virtude de saber esperar.
Quanto ao escutar o “não”, nossos filhos precisam entender que, ao longo da vida, talvez esta e a palavra que mais vai ouvir. Uma pessoa que não aprende a escutar o “não”, vai ter dificuldade também para falar o “não”. E como a gente vai precisar destas duas coisas para sermos bem sucedidos na vida.
Assim meus queridos papais, estas duas lições talvez sejam as maiores heranças que vocês podem deixar para seus filhos. Elas são muito mais importantes do que os estudos, o esporte e até mesmo a religiosidade. Sem elas, seus filhos estão fadados ao fracasso em todos os sentidos.
Fica aí mais uma dica. Um abraço

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Março 10, 2023
× Como posso te ajudar?