Músculos mentais
By Cláudio

Músculos mentais

Compartilhe

A neurociência já comprovou que o nosso cérebro funciona de maneira semelhante aos nossos músculos. Os nossos neurônios crescem e desenvolvem quanto mais a gente os utiliza. Assim, da mesma maneira que crescemos nossos músculos na academia e nas atividades esportivas em geral, nós desenvolvemos nossas capacidades cognitivas quando fazemos nossos neurônios funcionarem.
Partindo deste princípio, quando os pais superprotetores começam a fazer tudo para seus filhos pequenos (e também para os grandinhos), eles não estão ajudando a desenvolver seus “músculos” mentais. Quando eles recebem tudo pronto eles não desenvolvem a criatividade, o pensamento e o raciocínio lógico. Com o tempo, essa criança, adolescente e até mesmo um adulto sofrerá de um “atrofiamento” mental tendo como consequências um adulto incapaz de resolver os problemas mais simples e corriqueiros.
É levantando peso que criamos massa muscular. É enfrentando os desafios da vida que criamos “músculos mentais”. Não estraguem seus filhos com mimos, com facilitações e com excesso de coisas materiais. Nossos filhos precisam de crescer e descobrir suas habilidades e potencialidades. É uma covardia privá-los de suas próprias vidas.
Portanto, bons pais não aqueles que não deixam faltar nada para seus filhos, mas sim, aqueles que deixam seus filhos arcar com as consequências de suas escolhas. Só assim eles vão desenvolverem músculos emocionais capazes de lidarem com os desafios da vida e assim serem pessoas independentes e capazes.
Pensem nisto papais!
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Janeiro 10, 2023
× Como posso te ajudar?