Nem quartel nem hotel: Um lar
By Cláudio

Nem quartel nem hotel: Um lar

Compartilhe

Escutei de uma paciente no consultório esta frase: “nem quartel, nem hotel”. Acrescentei aqui “Um lar”.

Em um quartel a disciplina e a ordem chega ao extremo. Existe muito pouco a afetividade, o carinho, o amor ao próximo. A hierarquia deve ser respeitada a todo custo e jamais um soldado raso pode questionar o capitão. O superior é tratado quase como um “Deus” e ai daquele que o desrespeitar. Não existe um espaço democrático de diálogo e o lema é sempre este: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

No hotel, vamos para o lado oposto. Quando fazemos a reserva em apartamento num hotel, nós chegamos, fazemos nosso check-in e nos direcionamos para o nosso quarto. Tudo vem à nossa mão. Não temos nenhum compromisso com a limpeza e arrumação dos “nossos aposentos”. Mesmo assim, normalmente, na porta tem dependurado um documento com o regulamento interno daquele hotel que todos os hóspedes devem obedecer.

Assim, alguns lares se estruturam como um “quartel”. Os filhos não possuem respeito pelos seus pais, possuem medo. Não se sentem livres para expressar seus sentimentos e insatisfações. Aceitam as condições impostas pelos pais, mas não necessariamente concordam. É neste ambiente que a maioria dos pais de hoje viveram sua infância e adolescência, trazendo como consequência o medo e a codependência para a sua idade adulta.

Hoje, ao construir seus lares, acreditaram que este “quartel” da família de origem não foi funcional e, com muito medo e muitas carências afetivas, transformaram o lar em um hotel, ou melhor, na casa da “dona joana” onde tudo pode, inclusive desrespeitar os pais. Os pais viram os serviçais deste hotel servindo seus hóspedes em regime de escravidão e o pior, sem pagar diária.

Portanto, a saída é o Amor Exigente, ou seja, princípios como pais também são gente, Pais e filhos não são iguais, Cooperação, Tomada de atitude, Crise, Grupo de apoio, Amor com exigência, etc…
Resgatar a autoridade dos pais e estabelecer a cooperação familiar são os alicerces de uma família funcional e um lar com Amor e com a Exigência.

Cláudio Martins Nogueira -Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Dezembro 13, 2022
× Como posso te ajudar?