A mentira só vale enquanto a verdade não chega
By Cláudio

A mentira só vale enquanto a verdade não chega

Compartilhe

Num mundo infestado por fake News, nada melhor do que refletirmos sobre este ditado que aprendi com minha mãe. Ela sempre falava isto quando nos surpreendia com alguma mentira.
Uma das coisas mais sagradas de um homem sem sombra de dúvidas é a honra. Por causa disto, as mentiras são um dos males que todos devem combater. Pior do que as mentiras, só mesmo as calúnias, ou seja, acusar pessoas sem provas. Ela é tão grave que no código penal brasileira ela é considerada um crime, passível de punições, de indenizações monetárias e até mesmo de detenção prisional.
Mas, infelizmente, com o advento da internet e das redes sociais, assistimos o “império” das calúnias. Não respeitam a idade, a profissão, a história de serviços prestados à comunidade, nem mesmo os seus familiares. Difamações, Xingamentos desprovidos da realidade viraram um vírus que destrói a honra da pessoa e de toda a família.
Mas como diz outro ditado: “A justiça de Deus tarda, mas não falha”. Com outras palavras mais simples, “a mentira só vale enquanto a verdade não chega”. Estamos vivendo tempos sombrios onde a mentira é tão repetida que muitas pessoas acreditam nela ao invés de acreditar na verdade.
Mas somente a verdade libertará. A mentira não se sustenta por muito tempo. As ofensas também não. As calúnias muito menos. Então, é muito mais inteligente pautar nossas vidas e ações sobre a verdade. Uma alma limpa não teme as injustiças, as suporta e luta com todas as suas forças para provar sua inocência.
Quando a verdade chegar, o mentiroso e o caluniador serão desmascarados, podendo sofrer as consequências pela justiça de Deus ou dos homens, ou de ambas. Que possamos viver sempre na verdade, com a alma lavada, olhando nos olhos daqueles que, nos ofendem com inverdades, na certeza de que, sempre no final, o amor vai vencer o ódio.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Dezembro 9, 2022
× Como posso te ajudar?