Cuidado com alienação parental
By Cláudio

Cuidado com alienação parental

Compartilhe

Fato comum que acontece dentro da família é o que hoje os profissionais do direito e da saúde psíquica chamam de alienação parental. De maneira simples, podemos afirmar que isto acontece todas as vezes que um dos pais, ou mesmo responsáveis, começam a jogar a criança e os filhos de maneira geral contra o outro adulto responsável por eles.
Quando uma mãe ou pai fala mal do seu parceiro (a) para seus filhos, de maneira inconsciente, está produzindo um processo de alienação parental, ou seja, está afastando os filhos do outro parceiro (a).
Hoje, este processo é considerado um crime passível de punição pela lei, além de trazer consequências desastrosas para o amadurecimento psíquico dos filhos e da relação com os seus respectivos pais. Sem contar o agravamento da relação do casal ou dos pais quando são separados.
Portanto, todo cuidado é pouco. É fundamental que os pais e/ou responsáveis evitem discutir na frente dos seus filhos mesmo adolescentes e jovens, além de não falarem mal uns dos outros para os filhos.
Problemas do casal devem serem resolvidos entre eles e, caso tenham dificuldades, sempre é bom procurar uma orientação profissional.
Seus filhos vão agradecer esta iniciativa de vocês e a família vai se tornar mais funcional. Vale a pena tentar!

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico.

  • No Comments
  • Novembro 11, 2022
× Como posso te ajudar?