9º Princípio do Amor Exigente: Grupos de apoio
By Cláudio

9º Princípio do Amor Exigente: Grupos de apoio

Compartilhe

O 9º Princípio do Amor Exigente fala de grupo de apoio, e para as crianças, o primeiro e mais forte grupo de apoio é a família.
A cada dia as nossas crianças estão sendo mais terceirizadas, os pais mais ausentes, trabalhando para pagar bons colégios e toda a infraestrutura e bem estar que desejamos pra eles.
Em consequência disso os vínculos estão mais frágeis, as crianças mais isoladas e as famílias devido a culpa, mais permissivas.
Um erro frequente nas famílias é acreditar que a criança não precisa ajudar nas tarefas domésticas, e com isso, se perde a oportunidade de ensinar, de estar perto, transferindo nossos valores.
Quando a criança faz algo por si mesma, como arrumar a sua cama, guardar os seus brinquedos, ajudar a mamãe a guardar as compras, ela se sente pertencendo a família, se sente importante, quando uma mãe/pai elogia um trabalho que ela se esforçou realmente para fazer, ela se sente olhada vista, ela sente que tem valor para a família.
E a cada fase ela vai se integrando mais e se tornando responsável por ela, e assim o vínculo se fortalece.
A prevenção ao uso de substâncias, começa com o fortalecimento das estruturas familiares. As crianças precisam aprender a SER antes de TER os bens materiais.
Temos muitos príncipes e princesas que terão uma enorme dificuldade no mundo real, onde tudo se pode, mais nem tudo se deve.
Pais acordem, a cada dia temos menos tempo de agir, antes que coisas ruins aconteçam.

*Texto: Roberta Lima (Voluntária do Amor Exigentinho Stº Antônio de Lisboa).

  • No Comments
  • Novembro 8, 2022
× Como posso te ajudar?