“O outro – A família” – 8º Principio do Amor Exigente – A CRISE
By Cláudio

“O outro – A família” – 8º Principio do Amor Exigente – A CRISE

Compartilhe

“O outro – A família”
8º Principio do Amor Exigente – A CRISE

O outro pode ser o nosso cônjuge, nossos filhos, familiares, alguém que convive conosco e que queremos ajudar. Aqueles por quem nutrimos sentimentos de amor ou por quem somos responsáveis.
Esse princípio tem seu bom andamento e sucesso ligado à nossa capacidade de percepção do outro, da união familiar direcionada ao outro, tomando decisões em conjunto para melhor administrar a CRISE, e juntos discutirem com o grupo de apoio o plano de ação, novas atitudes e as metas estabelecidas com a palavra mágica DE FI FOR EXE, ou seja, DEfinir objetivos, FIxar prioridades, FORmular planos e metas e EXEcutar meta por meta.
Avalie em conjunto com a família e o grupo a CRISE em sua casa, conversem sobre o comportamento do familiar problema. Observe como você e a família tem se comportado, se estão procurando ficar juntos para conversarem, ou se estão se evitando uns aos outros. Observe se você está dormindo bem, se você está sempre sobressaltado e se o seu coração dispara toda vez que o telefone toca. Se o seu familiar problema não está em casa, e os andamentos da sua casa e da vida pessoal dos familiares estão travados, por conta do familiar problema.
Como o seu familiar problema está chegando em casa, se muito tarde, drogado, bêbado ou atrasado, após a hora combinada, se ele ficou fora de casa, se tem sido violento verbal ou fisicamente, se tem problemas na escola se tem problemas com a lei e a ordem. Observe juntamente com sua família essa avaliação e veja se todos estão satisfeitos com a vida que estão levando.
Essa avaliação não é para você sentir-se mal e sim para sentir o momento que está vivendo, analisar se sua crise está sendo construída ou se você já está em crise. Seja qual for a sua situação não se abata, não desanime. Fique bravo! Fique furioso! E canalize essa energia para uma mudança construtiva!
Estabeleça como meta comparar o seu progresso semanalmente, revendo e comparando todos os itens da primeira avaliação, observando atentamente o que aumentou e o que diminuiu e principalmente se você e sua família estão satisfeitos com o desenrolar dos acontecimentos ou se você está em plena crise. Modifique seu comportamento semanalmente, porque se você reage sempre do mesmo modo, seu familiar problema saberá qual botão apertar para conseguir o que quer.
Se costuma gritar, fique calado. Se costuma ficar calado, grite.
Se costuma envolver-se, desligue-se emocionalmente.
Se costuma ficar indiferente, envolva-se, questione e opine.
Se costuma deixar-se levar pelos outros, siga suas próprias ideias.
Se costuma cuidar somente dos outros, cuide mais de você mesmo.
Você é a luz que tanto espera para enxergar. Não espere que outra pessoa ilumine o seu caminho. Ilumine você mesmo o caminho de alguém e o seu próprio ficará mais claro.

Fazenda do Senhor Jesus – São Borja – RS

  • No Comments
  • Setembro 28, 2022
× Como posso te ajudar?