Princípio ético – Agir com respeito e fraternidade: A palavra-chave é solidariedade.
By Cláudio

Princípio ético – Agir com respeito e fraternidade: A palavra-chave é solidariedade.

Compartilhe

Solidariedade vem da união de respeito com fraternidade e nada mais é do que amor em forma de ação.
Solidariedade compreende: cooperação -> ajuda -> interdependência de sentimentos, de ideias e objetivos.
Solidariedade não se constrói com competição. Temos competição quando: se compra mais; quando se pensa ser o melhor; ser o mais forte; aparento ser mais que o outro.
Já ser solidário é agir para o bem de todos, fazer o melhor pelo outro, todos trabalham de forma igual para o bem de todos e isso promove a paz.
Os parentes e afins são pessoas próximas de nós e essa aproximação não nos dá o direito de sermos grosseiros, estúpidos e mal-educados. Muitos tratam pessoas desconhecidas com educação e respeito, no entanto, não adotam a mesma amabilidade quando se trata de pessoas da família e isso não é um comportamento equilibrado.
Agir com respeito e fraternidade exige de nós o reconhecimento de que às vezes precisamos ceder, aceitar que também erramos, e que não há nenhum mal em reconhecermos uma falha. Reconhecer que erramos não é sinal de fraqueza, pelo contrário, abre a possibilidade da reconciliação. A proliferação da fofoca é um dos comportamentos que mais desagrega o grupo familiar e devemos evitá-la a todo custo. Há um dito popular que cita que a fofoca morre nos ouvidos da pessoa inteligente, então, que sejamos.
Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
O respeito com aqueles que pensam diferente de nós é fundamental, nos enriquece, à medida que aceitamos as diferentes formas de pensar e agir do outro, temos a oportunidade de corrigir o nosso comportamento, nos tornando mais tolerantes, confiantes e carinhosos.
O respeito e a fraternidade nos trazem entusiasmo e coragem, fazendo de todo desafio, mais um convite à luta que enfrentamos, de tentar algo novo e um olhar para o futuro melhor.
“A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz”.
Pastor Edilson Soares de Souza – psicólogo do Instituto Phileo de Psicologia

  • No Comments
  • Setembro 27, 2022
× Como posso te ajudar?