O orgulhoso espera
By Cláudio

O orgulhoso espera

Compartilhe

Mais uma vez, mais um sonho. Esta manhã (17/02/21) acordei com esta frase: “ O orgulhoso espera”. Ainda sonolento, questionei esta frase que a princípio eu não vi sentido algum e, de maneira misteriosa, encontrei a seguinte resposta para seu significado:

“O orgulhoso não tem a humildade de buscar ajuda enquanto que o humilde se dedica de corpo e alma em busca de uma saída para sua dor”

Acordei pensando nisto e percebi que esta verdade tem tudo a ver com a nossa história, especialmente de uma família que foi visitada pela codependência e dependência química. Durante muito tempo, deitados no “berço esplêndido” do orgulho, ficamos esperando um milagre, um acontecimento mágico que vai tirar a gente deste “inferno”. O nosso orgulho nos imobiliza e não somos capazes de ir de encontro a uma ajuda efetiva.

Esta realidade vai se concretizando cada vez mais, a dor se torna insuportável a ponto dela conseguir quebrar o orgulho (as vezes nem ela é capaz disto). Somente assim a família e o dependente buscam ajuda e se comprometem com ela.

Enquanto o humilde se expõe nas partilhas, nos estudos e na terapia, o orgulhoso espera, espera, espera…e o sofrimento e a dor só aumenta.

Diante disto, não temos outra alternativa a não ser dar uma “cacetada” no nosso orgulho e ir em busca do nosso tratamento. Como dizia o Geraldo Vandré na celebre música: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

 

Cláudio Martins Nogueira -Psicólogo Clínico – Especialista em dependência química

 

  • No Comments
  • 04/03/2022
× Como posso te ajudar?