Equilíbrio emocional
By Cláudio

Equilíbrio emocional

Compartilhe

O Amor-Exigente é um programa comportamental que parte do seguinte princípio: “NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR”. Essa colocação, num primeiro momento, gera certa desconfiança nos familiares que chegam às nossas reuniões, pois o motivo da procura quase sempre é o desejo de modificar o comportamento do filho que está fazendo uso de drogas ou do marido que abusa do consumo do álcool.

Participando das reuniões, logo percebem uma realidade: Não possuímos o poder de modificar ninguém, mas podemos mudar a nós mesmos e esse é o segredo: quando mudamos a nós mesmos, aqueles que estão a nossa volta precisam se ajustar às nossas mudanças.

Isso não significa que estamos errados ou que somos culpados pelas falhas do outro, mas nos sinaliza sobre o que podemos fazer de diferente. Costumo citar um exemplo muito simples para ilustrar essa visão. Estávamos trabalhando sobre o princípio que trata da importância da cooperação no grupo familiar e uma mãe reclamava que em sua casa isso era impossível. Ela trabalhava o dia todo e ao retornar no final do dia encontrava a pia da cozinha amontoada de copos e xícaras sujos, enquanto suas adolescentes nada faziam. Cansou de tentar modificar o comportamento delas sem sucesso e entendeu que precisava modificar o seu. Lavou os copos e xícaras e encaixotou, deixando apenas dois ou três para o uso diário: Problema resolvido.

Nossos comportamentos são influenciadores e assim sendo, precisamos aprender a cuidar e fazer deles exemplo e modelo a serem seguidos, assim ganhamos em autoridade. É complicado desejar filhos equilibrados se vivemos em estado de loucura. É missão dificílima desejar que eles fiquem livres do abuso do álcool, se assistem ao consumo abusivo dos pais. É tarefa complicada colocar Deus na vida dos filhos, se não vivemos uma espiritualidade. É difícil fazer com que os pequenos respeitem os pais, se eles próprios não se respeitam.

Toda vez que cuidamos das nossas ações e comportamentos, com equilíbrio e tranquilidade, trabalhamos para a construção da nossa saúde comportamental e um comportamento, quando cuidado, tem o poder de influenciar positivamente nossos filhos e isso pode ser decisivo para uma educação preventiva ou mesmo na busca de soluções para problemas já instalados.

Celso Garrefa
Sertãozinho SP

  • No Comments
  • Novembro 13, 2021
× Como posso te ajudar?