O maior tesouro
By Cláudio

O maior tesouro

Compartilhe

Era uma vez um agricultor. Não era rico, mas à custa de muito trabalho tinha conseguido comprar uma bela vinha.
Tinha também criado e educado três filhos robustos e sãos. Mas o seu grande problema era o seguinte: os três rapazes não eram como o pai, isto é, não gostavam do trabalho do campo.
Um dia o agricultor sentiu que estava a chegar a sua última hora. Chamou os seus filhos e disse-lhes:
– Filhos, eu tenho que vos revelar um segredo: na vinha está escondido tanto ouro que podereis viver felizes e tranquilos. Procurai esse tesouro e dividi-o fraternalmente entre vós.
Dito isto, expirou. No dia seguinte, os três filhos foram para a vinha com pás e picaretas e começaram a cavar a terra, abrindo buracos muito fundos. Procuraram durante dias e dias, movendo toda a terra, pois a vinha era grande e não sabiam onde é que o pai tinha escondido o tesouro. No fim, repararam que tinham cavado toda a terra sem nada encontrar. Ficaram desiludidos.
Mas, passado algum tempo, compreenderam o significado das palavras do pai. De facto, naquele ano a vinha deu uma quantidade enorme de uvas, porque tinha sido bem cavada. Venderam as uvas e fizeram muito dinheiro. Essa fortuna conseguida com a venda das uvas foi repartida fraternalmente, conforme as recomendações do pai.
A partir daquele dia compreenderam que o maior tesouro para o homem é o fruto do seu trabalho.
Adaptação de um conto de Leão Tolstoi
Fonte: https://juvenil.net/index.php/crescer/895-historias-para-crescer-o-tesouro-do-jardineiro

  • No Comments
  • Outubro 27, 2021
× Como posso te ajudar?