Afeto: o amor manifesto
By Cláudio

Afeto: o amor manifesto

Compartilhe

Sempre nas pesquisas de opinião pública, uma pergunta é frequente, especialmente nas pesquisas em anos eleitorais. Qual é o maior problema que a sociedade enfrenta nos dias atuais?

As respostas mais comuns são: Saúde, Corrupção, Educação, Meio ambiente, Segurança, Economia, Mobilização urbana, Poluição, Drogas, Violência, etc.

Nunca vi uma resposta mais profunda. Algo que vai à raiz de todos estes problemas. Nas palestras que ministro para adolescentes e jovens, eu costumo fazer uma reflexão sobre qual é o maior problema da sociedade contemporânea. Afirmo categoricamente que não é nenhum destes problemas citados nas pesquisas. Nem mesmo o problema do uso abusivo de drogas é maior do que este apontado aqui nesta coluna.

A falta de afeto, o maior de todos os males. A falta da manifestação do Amor nos empurra para todos os outros males. Quem não se sente amado jamais será educado. Não sendo educado vai gerar todos os outros problemas ditos aqui.

No seio da família não é diferente. Não existe falta de amor, existe falta de afeto. Sem o afeto não existe família. Sem família não existe a transmissão de valores éticos, morais e religiosos. Sem estes princípios geramos um cidadão sem noção de viver em comunidade trazendo como consequência todos os problemas citados anteriormente.

Portanto, demonstre seu amor com seu afeto. O mundo agradece!

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Fevereiro 1, 2021
× Como posso te ajudar?