Refletindo sobre o comportamento
By Cláudio

Refletindo sobre o comportamento

Compartilhe

Comportamento é a maneira de agir de uma pessoa, diante de estímulos sociais. Os sentimentos, as necessidades e as emoções influenciam nossos modos de comportar, como também, o ambiente em que vivemos, as pessoas com as quais convivemos, a sociedade, a genética e as fases da vida.

Os comportamentos não são estáticos, eles sofrem influências. Mudamos e adaptamos nossas ações diante das várias situações que nos são apresentadas.

Quando nos deparamos com dificuldades, crises, perdas, adoecimento familiar, não conseguimos, muitas vezes, controlar ou, até mesmo, perceber como nosso comportamento se apresenta.

Nossos sentimentos, necessidades e emoções têm funções importantíssimas em nossas vidas e irão determinar nossos comportamentos.

Entender, aceitar e buscar o conhecimento das nossas dificuldades, pode ajudar, imensamente, a encontrarmos a maneira mais adequada e assertiva de nos comportarmos, cada vez melhor, diante das situações inesperadas e desafiadoras.

Somos responsáveis pelos nossos comportamentos e pelas consequências que eles podem gerar. As consequências de comportamentos disfuncionais, descontrolados, não irão nos trazer resultados benéficos.

Cabe, a cada um de nós, compreendermos nossos sentimentos, necessidades, emoções e o que nos impede de termos comportamentos mais adequados, a fim de criarmos situações mais favoráveis.

Muitas vezes, não depende de nós, mudarmos a realidade em que nos encontramos. Mas, temos condições para modificarmos nossa relação com tal realidade.

A mudança do nosso comportamento irá gerar, ao ambiente em que estamos inseridos, novas formas de nos relacionarmos.

Há momentos tão difíceis em nossas vidas, que não entendemos o porquê, que não sabemos, sequer, por onde começar. Buscar ajuda, nessas travessias, é de fundamental  importância. Não precisamos enfrentar sozinhos as tempestades. Juntos somos mais fortes!

Luciana Rocha – Psicóloga – Voluntária do Amor Exigente

  • No Comments
  • Julho 16, 2020
× Como posso te ajudar?