Família Disney x Família Real
By Cláudio

Família Disney x Família Real

Compartilhe

 

Fato recorrente no meu consultório é o despreparo dos adolescentes e jovens para enfrentar os desafios da vida adulta. Ao escutar suas histórias é possível perceber que a grande maioria teve uma infância de superproteção, regada com muitos brinquedos, celulares, computadores, tablets, videogames, roupas, tênis e passeios frequentes para praias, outros países e não muito raro com pouca experiência religiosa.

Na pré-adolescência este fato se repete e a família continua relacionando sempre no sentido de proteger seu pré-adolescente dos perigos do mundo que agora se tornam ainda maior já que nesta idade começam seus questionamentos sobre para onde está indo, que roupa esta vestindo e os pais passam a ser criticados com frequência. Nesta fase também é comum os pais estabelecerem mesadas “gordas” para seus filhos, além de continuar suprindo todas as suas necessidades que a cada dia se tornam maiores.

Quando entra na adolescência é o caus. Colegas e festas quase todos os dias, namorinhos despretensiosos, vida sexual e os riscos da experimentação do álcool e das outras drogas batem à porta. Aliadas a tudo isto, nos deparamos também com os altos índices de violência que afetam diretamente os mais jovens.

Na juventude, expostos a tantos problemas desde a infância, eles se deparam com a escolha profissional e a entrada para o mercado de trabalho cada vez mais adiado, numa sociedade em constantes crises econômicas e políticas que oferece poucas oportunidades.

Neste contexto, é fácil para os pais se estruturarem na tentativa maluca de construir uma família Disney, onde só a diversão e o prazer importam num ambiente supostamente seguro e desprovido de compromissos sociais mais sérios.

A família Disney, porém, constrói um mundo que não existe de fato. Mais cedo ou mais tarde o jovem vai ter que se deparar com o mundo real, cheio de compromissos e responsabilidades. Um mundo onde o espírito competitivo prevalece e as conquistas só serão possíveis através de muita resiliência e perseverança, qualidades pouco desenvolvidas nos dias atuais.

Diante desta realidade, só nos resta repensar nossos papeis de pais e estabelecer novas estratégias de atuação junto aos nossos filhos. O livro “PREPARANDO SEUS FILHOS PARA A VIDA – um guia para os pais” é uma boa leitura para nós repensarmos sobre isto e produzir as mudanças o mais rápido possível, afinal, nossos filhos estão crescendo e não vão demorar muito para ter que assumir as responsabilidades sobre suas vidas.

Fica aí a dica, fazer um movimento de sair do lugar de família Disney para o lugar da família Real, no sentido de realidade.

  • No Comments
  • Agosto 17, 2019
× Como posso te ajudar?