Álcool: Você bebe socialmente? parte 2
By Cláudio

Álcool: Você bebe socialmente? parte 2

Compartilhe

 

Continuando a reflexão sobre os primeiros sinais da doença do alcoolismo cabe frisar que o envolvimento com as outras drogas não é muito diferente no início do uso. Assim, estes sinais também se apresentam nestes casos. Vejamos aqui mais sinais:

E – Sinal 05 – Haja dinheiro:

Quem bebe socialmente não gasta fortunas com o consumo de bebidas alcóolicas. Normalmente ele faz uso nos finais de semanas ou em festas sociais. Diferente de quem esta bebendo desenvolvendo o alcoolismo que costuma beber com mais frequências e em grandes quantidades. Estes últimos chegam ao ponto de abrir uma conta num boteco para pegar bebidas alcóolicas fiado.

Por causa disto que passam a gastar fortunas em bares, restaurantes e boates. Haja dinheiro para manter o seu vício.

F – Sinal 06 – Dirige sobre o efeito da bebida?

Se você chega a cometer este absurdo de fazer o uso da bebida alcoólica e em seguida vai dirigir infelizmente você não esta bebendo socialmente. É muita irresponsabilidade da sua parte fazer isto. Quem bebe moderadamente não vai assumir o volante correndo os riscos de envolver num acidente de trânsito que pode deixar marcas para o resto da vida nos seus familiares, em terceiros e nele mesmo. Além disto, está sujeito a uma multa de quase 3.000,00, apreensão da carteira e do veículo.

G – Sinal 07 – O beber que incomoda:

Se alguém da sua estima já ficou incomodado com sua maneira de beber é um sinal que você passou a barreira do beber socialmente. Esta iniciando a doença do alcoolismo, pois o que separa um do outro é o olhar das pessoas mais próximas de nós. Se sua namorada, amigos, seus irmãos, pais e demais familiares estão “pegando no seu pé” por causa da bebida fique atento;

H – Sinal 08 – Já tentou dar um tempo sem beber?

Ninguém te falou que você esta exagerando. Foi você mesmo que começou a perceber que sua relação com a droga passou dos limites do uso social. Você começou a tomar consciência do seu problema. Exemplo clássico disto são as abstinências no período da quaresma. Normalmente isto acontece também após um uso abusivo e prolongado da substância.

I – Sinal 09 – Já faltou ao serviço ou escola por ressaca?

Se isto já começou a acontecer já é um sinal de alarme. Quando a pessoa deixa as suas responsabilidades para ir para um buteco, um barzinho ou mesmo uma festa e vai em busca de mais doses de bebidas alcóolicas nos aponta uma possibilidade de um caso de alcoolismo em desenvolvimento;

J – Sinal 10 – A ideia de parar de beber te assusta?

Se você bebe socialmente o parar de beber não é problema. Já para o alcoolista é uma tortura e um grande desafio, mesmo no início da doença. Para ele ir numa festa e não beber é um atraso de vida. Assim, falar com um alcoolista a ideia dele parar de beber é uma ofensa. Só de pensar nisto o assusta.

 

Obs.: acompanhe este tema também no nosso canal do Youtube:

CRIARTVIDA: O CANAL DA SOBRIEDADE – Série: você bebe socialmente?

e no site jornalcriartvida.com.br

Cláudio Martins Nogueira –Psicólogo Clínico – Especialista em dependência química.

  • No Comments
  • Julho 20, 2019
× Como posso te ajudar?