Ouça seus filhos
By Cláudio

Ouça seus filhos

Compartilhe

Uma maneira eficaz de diminuir a ansiedade dos filhos está no simples fato de ouvi-los. Este ato de ouvir, porém não é tão simples como parece. O primeiro passo para uma audição eficaz consiste no esvaziamento de si mesmo. É muito comum os pais irem conversar com seus filhos com receios de escutar o que realmente eles têm para falar. Para não escutar, os pais falam… Falam… Sem parar. São os famosos sermões que não servem para nada, ou melhor, servem para afastar ainda mais os filhos. Escutar, especialmente os filhos, é uma arte que deve ser desenvolvida. Os principais obstáculos para uma comunicação mais eficaz são:

1º) Problemas pessoais mal resolvidos: pais que estão nervosos, ansiosos ou deprimidos dificilmente conseguirão ouvir os filhos. Cabe a estes pais procurarem ajuda para seus problemas pessoais.

2º) Preconceito: pais presos a valores fixos são incapazes de produzir uma reflexão sobre a maneira que seus filhos olham o mundo. Assim eles preferem não ouvi-los e os conflitos são inevitáveis. A postura do poeta “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Seria bem mais interessante para o crescimento mútuo.

Portanto, é preciso pensar no conflito de gerações não apenas como um problema da adolescência, mas sim como desafio para os pais, educadores e demais adultos têm pela frente. Pense nisso.

  • No Comments
  • Maio 31, 2019
× Como posso te ajudar?