O ECA atrapalha?
By Cláudio

O ECA atrapalha?

Compartilhe

  Fato recorrente nas conversas entre os pais e educadores é o argumento de que com o advento do ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes) não esta sendo possível educar os filhos e alunos. De maneira equivocada e confortável, muitos pais e educadores se escondem da responsabilidade de disciplinar seus educandos por trás do ECA.

Em momento algum o ECA retira o direito e o dever dos pais e educadores de educar seus filhos e alunos. O lugar da autoridade continua intacto. A única coisa que o ECA faz é tentar evitar os abusos extremos como espancamentos e maus tratos físicos e emocionais. Da mesma maneira, o ECA não proíbe as crianças e adolescentes a ajudar nos serviços domésticos, mas sim, a evitar a exploração da mão de obra infantil.

Esta situação esta tão crítica que as próprias crianças e adolescentes estão usando este argumento contra os próprios pais. Já se tornou comum a frase dita pelos pequenos: “Vou te denunciar no Conselho Tutelar”.

Por omissão ou medo, muitos pais e educadores se tornaram reféns de seus educandos acreditando nestes boatos, trazendo como consequências a perda da autoridade e referência, condição nefasta para nossas crianças e adolescentes.

Enfim, não podemos ser levados por estas informações desprovidas da verdade. O resgate da autoridade familiar e escolar é fundamental para o desenvolvimento psicossocial dos nossos educandos. Desta maneira, é possível concluir que o ECA não atrapalha, mas sim, pode ajudar na formação do caráter das futuras gerações.

  • No Comments
  • Setembro 21, 2018
× Como posso te ajudar?