Grupo Whatsapp “O aeroporto do codependente”
De todas as analogias que eu criei para tentar explicar a relação do dependente químico com seus familiares codependentes sem sombra de dúvida esta é a melhor. Certa vez fui convidado a dar uma palestra no grupo do Amor Exigente do bairro Barroca com o tema “Codependência, a doença da família”. Como de sempre, em um determinado momento contei esta analogia.
Passado algum tempo, fui visitar este grupo e participar da reunião, quando me deparei com um casal que, sensibilizado com esta analogia, tomou a iniciativa de montar um grupo no Whatsapp com o nome desta analogia: “Grupo Aeroporto do Codependente”. Neste grupo as famílias trocam ideias, apoio, alegria e sofrimento. Fiquei muito emocionado e surpreso com esta iniciativa e tive a sensação de que minha mensagem está chegando no coração das pessoas.
Para as pessoas que ainda não conhecem esta analogia, eu comparo o avião com o dependente de drogas. Por maior e mais poderoso que seja um avião ele uma hora vai ter que retornar ao aeroporto (a família). Quando o aeroporto é codependente, o dependente usa a família para continuar usando drogas. Quando o dinheiro acaba, a festa acaba e o cansaço chega, o “avião” volta para sua casa. Vai dormir, comer e descansar para depois pegar voo novamente.
Precisamos fechar o “aeroporto do codependente” e abrir o “aeroporto do tratamento”. Só assim resolveremos este problema tão grave que assola as nossas famílias e a sociedade como um todo. Para a gente conseguir isto nós precisamos de nos tratar nos grupos de apoio e com profissionais com experiência nesta área.