Herdeiro não é dono
By Cláudio

Herdeiro não é dono

Compartilhe

 

Não sei quem ensinou isto, o que eu sei é que eles aprenderam. Estou escrevendo sobre a geração dos filhos de hoje. É fato recorrente no meu consultório o discurso dos filhos sobre a propriedade dos bens materiais da família. Frases como “não entre no meu quarto sem a minha autorização”. “Eu exijo privacidade”. “Esta casa também é minha, eu tenho meus direitos”. Já aconteceu o absurdo de escutar de um pai a seguinte frase. Em prantos ele me disse: “Doutor o senhor acredita que meu filho me sugeriu passar todos os meus bens para o nome dele para não precisar fazer o inventário?”.

Os nossos “reizinhos” possuem a convicção que são “sócios” dos pais e, sendo assim, têm o direito de terem retiradas. E o pior de tudo isto é que os pais acreditam nesta história. Reféns dos seus filhos se submetem a todo e qualquer tipo de abuso.

Já passou da hora esclarecer aos nossos filhos que eles são apenas herdeiros e não donos. Nem o próprio quarto não lhe pertence. Portanto os pais têm o direito de entrar no quarto “deles” na hora que bem entenderem.

Juridicamente, os pais podem vender todo o patrimônio, gastar este dinheiro com o que quiser sem dar satisfação para seus filhos.  Quem deve mandar numa casa é quem paga as contas. Alterar esta hierarquia é um verdadeiro desastre para a família, especialmente para a formação moral dos filhos.

Fica aí a dica: herdeiro não é dono.

  • No Comments
  • Maio 14, 2018
× Como posso te ajudar?