Livro: O Outro lado da droga
By Cláudio

Livro: O Outro lado da droga

Compartilhe

INTRODUÇÃO

Este livro é uma coletânea de vários textos ao longo dos 15 anos do jornal CRIAR-T VIDA. Escolhi todos os textos de minha autoria, selecionando aqueles que, de forma direta ou indireta, abordam o ser humano, mais especificamente o dependente químico e seus familiares. Retirei todos os textos que abordavam o tema droga. Considero que já existe uma vasta literatura que aprofunda este assunto. Escrever sobre ele seria repetitivo e enfadonho. Optei por refletir sobre o outro lado da droga, ou seja, do sujeito que usa e das pessoas afetadas diretamente por esse uso.

No primeiro capítulo, “O dependente da droga”, eu procuro sintetizar alguns aspectos da personalidade do adicto e características específicas desta doença.

No segundo capítulo, “A família do dependente”, os temas da codependência e a relação doentia entre o dependente e seus familiares são abordados aqui.

No terceiro capítulo, “O tratamento”, procuro passar informações importantes sobre o tratamento tanto do dependente como do codependente.

No quarto capítulo, “Um olhar da psicologia”, eu selecionei textos que esclarecem um pouco mais sobre o ser humano em geral. Entendendo um pouco melhor a psique humana, é possível melhorar nossas relações humanas e nossa saúde física e psíquica.

O quinto e último capítulo, “Analogias”, são textos de reflexões simples e profundas sobre a vida do dependente e dos codependentes. Eles ajudam a compreender as dimensões emocionais e afetivas das relações humanas.

O leitor inteligente já deve ter percebido que este livro não é uma sequência de ideias correlatas. Cada capítulo invade o outro, cada texto tem sua própria história. Às vezes abordo o mesmo tema de forma diferente.

Assim, este livro não precisa ser lido de uma vez, aliás, não é aconselhável isso, afinal, cada texto é baseado em vinte e cinco anos de experiência em grupos de apoio de familiares e dependentes químicos. Uma síntese de mais de oito anos como supervisor terapêutico da Fazenda de Caná e de nove anos em atendimento no consultório particular.

A melhor maneira de ler este livro é em grupo familiar ou comunitário. Leia um texto, reflita com o grupo sobre seu conteúdo. Procure verificar até que ponto vocês estão passando por isso agora.

Não deixe este livro na sua prateleira. Passe-o adiante de alguma maneira. Ele foi elaborado a pedido de centenas de pessoas que sempre me pediam para repetir algum texto no próximo jornal. Dezenas de pessoas me ligando pedindo um texto publicado num jornal CRIAR-T VIDA antigo.

Este livro só foi possível graças ao incentivo e apoio financeiro e técnico do meu leitor Luiz Cláudio. Ele sempre me falava da profundidade destas reflexões e que eu precisava publicar um livro com elas.

Por tudo isso, caro leitor, faça um bom proveito deste conteúdo. O autor se realiza quando suas ideias contribuem com uma vida melhor para muitos. Foi com este objetivo que este livro nasceu.

Do Livro: “O OUTRO LADO DA DROGA”

Autor: Cláudio Martins Nogueira

Editora Fórum

Adquira este livro no tel. (31) 4109-1192 / 99206-2492

No email: projetocriar@yahoo.com.br

  • No Comments
  • Novembro 19, 2017
× Como posso te ajudar?