Não tenho tempo
By Cláudio

Não tenho tempo

Compartilhe

 

Talvez esta seja a maior desculpa de quem não faz nada. O argumento é passível de questionamento, afinal, até hoje não conheci ninguém que possui 25 horas por dia. Desta maneira todos possuem o mesmo tempo e todos, sem exceção, faz aquilo que lhe é mais importante.

Neste sentido, ter tempo significa ter prioridade. Me lembro certa vez que usei esta desculpa com meu chefe que não tinha tempo para fazer determinada coisa e ele de maneira direta me respondeu: “falta de tempo é desculpa de quem não tem método”. Depois disto já se passaram mais de 30 anos e nunca mais me esqueci desta resposta.

Assim o que se pode questionar é o que está sendo mais importante na sua vida agora. Para isto algumas perguntas podem ajudar:

1 – Onde você está gastando seu tempo agora?

2 – Isto é realmente importante para você?

3 – Nos momentos de folga o que você tem feito?

4 – Quanto tempo você fica na TV, no celular, no computador por dia?

5 – O que você tem assistido e compartilhado tem te ajudado em alguma coisa?

6 – Quantas vezes por dia você repete esta frase: “eu não tenho tempo” ?

7 – Será que você está perdendo tempo com coisas fúteis e desprezando as mais importantes?

Algumas dicas pode otimizar o seu tempo para que você possa realmente fazer aquilo que gostaria de fazer:

1ª dica: relacione sua rotina num papel –  anote quanto tempo você fica em cada atividade que você faz.

2ª dica: Estabeleça suas prioridades – diminua ou retire atividades que você ache que não são tão importantes para você. Por exemplo, se está assistindo duas novelas, passe a assistir apenas uma ou pare de assistir. Vai sobrar uma hora por dia para você.

3ª dica: Relacione as coisas que gostaria de fazer – verifique se dá para encaixá-las nos horários vagos que sobraram. Por exemplo, leia um bom livro, vá a sua igreja, a uma reunião de ajuda mútua, faça um curso, uma academia ou mesmo uma visita que a muito tempo está adiando pela famosa desculpa falta de tempo.

4ª dica: Faça sua lista de prioridades – Coloque numa agenda os seus compromissos lembrando sempre do lema do AA: Fazer primeiro as primeiras coisas.

5ª dica: Aprenda a dizer não – Assim, você não sai do seu foco principal.

Enfim, encontrar um método, focar nos objetivos e estabelecer prioridades podem fazer uma grande diferença na sua vida. Se você teve tempo para ler este texto é sinal que esta fazendo escolhas positivas e, com certeza, vai ter tempo para coloca-lo em prática

  • No Comments
  • Outubro 23, 2017
× Como posso te ajudar?