Aprender a mandar
By Cláudio

Aprender a mandar

Compartilhe

 

Nos dias de hoje tenho percebido que os pais estão adotando uma postura de passividade em relação aos filhos. O excesso de gentileza para com eles tem prejudicado esta convivência de tal maneira que os pais chegam ao ponto de terem medo dos seus filhos.  Situações em que os pais deveriam mandar e seus filhos deveriam obedecer, assistimos os pais dizerem assim: ”por favor, dá para colocar suas coisas no lugar?”

Na medida em que isto vai ocorrendo à criança e o adolescente começa a sentir que podem fazer o que bem entenderem e quando faz alguma coisa é um favor que esta fazendo para os pais.

Os pais precisam ter uma postura mais assertiva, ou seja, direcionar seus filhos para os valores da família e da sociedade. Os filhos precisam entender que os pais possuem o comando da família e que são eles que ditam as normas. Este aprendizado é fundamental para num futuro não muito distante inserir a criança na escola e o adulto no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Perder a autoridade é perder as referencias de hierarquia, de disciplina, da obediência e da vida em comunidade. Esta é uma lição que todos nós, pais e filhos precisam aprender: mandar ao invés de pedir.

O movimento Amor Exigente tem um princípio muito interessante: “pais e filhos não são iguais”. Não devemos nos colocar no lugar de amigo dos nossos filhos. Precisamos ocupar o lugar de pais e os filhos no lugar de filhos.

Pensem nisto meus queridos pais e filhos.

  • No Comments
  • Julho 7, 2017
× Como posso te ajudar?