A Lebre e o Cão de Caça
By Cláudio

A Lebre e o Cão de Caça

Compartilhe

Autor: Site de Dicas, Esopo

 

A Qualidade de uma ação sempre depende da importância do seu motivo…

Um Cão de caça, depois de obrigar uma Lebre a sair de sua toca, e após de uma longa e exaustiva perseguição, de repente parou a caçada dando-se por vencido.

Um Pastor de Cabras, ao vê-lo prostrado e visivelmente abatido, ridicularizou-o dizendo: “Aquele pequeno animal é melhor corredor que você…”.

Ao que o Cão de caça responde:

“Está claro que o Senhor não é capaz de compreender a diferença que existe entre nós! Eu estava correndo apenas para conseguir um jantar, mas ele, ao contrário, corria por sua Vida…”.

Moral da História 1:
O motivo pelo qual realizamos uma tarefa, isso, é o que vai determinar sua qualidade final…

Moral da História 2:
Quanto maior o tamanho da recompensa no final, maior será o tamanho do nosso empenho desde o início…

Meu comentário:

Não existem pessoas preguiçosas, existem pessoas desmotivadas. Esta história deixa claro esta verdade. Tanto a o Cão quanto a Lebre estavam motivados para correr. O cão corria em busca do seu jantar, enquanto que a Lebre corria em busca da sua sobrevivência. Da mesma maneira os seus objetivos e metas da vida vão ditar a velocidade do seu trabalho. Um princípio da psicologia comportamental evidencia esta verdade: “são as consequências que controlam o comportamento”. Aqui as possíveis consequências de ter um jantar e de salvar sua vida controlou o comportamento dos nossos personagens. Um obteve sucesso porque as consequências seriam mais desastrosas se ele não corresse o suficiente para salvar a sua vida.

Pergunto: o que esta motivando a você a correr?

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo clínico

  • No Comments
  • 07/07/2017
× Como posso te ajudar?