Emagrecimento e autoestima
By Cláudio

Emagrecimento e autoestima

Compartilhe

Todas as pessoas que possuem tendência para engordar vive o drama de chegar à balança e se deparar com uns pesos a mais. O sentimento de culpa, de tristeza e de desânimo pode levar o sujeito a um quadro depressivo que, de tão doído, não raras vezes o impulsiona para o comer compulsivo e desesperado.

Neste contexto a autoestima sofre um abalo “sísmico”. Alguns chegam ao ponto de não conseguir nem olhar para o espelho, de ter dificuldades para vestir uma roupa, um biquíni então, nem pensar. O sofrimento é tamanho que muitas vezes o sujeito recusa convites de festas, passeios, reuniões familiar e de amigos. Tudo passa a ser uma verdadeira “tortura”. Desde um simples escolher uma roupa na loja ou mesmo no guarda roupa, até afetar a intimidade do ato sexual com a vergonha de se expor ao companheiro (a).Este drama se agrava quando o IBGE divulga que 54% dos brasileiros estão acima do peso. Desde as crianças até os idosos o problema da obesidade se apresenta.

A lógica do emagrecimento é relativamente simples: “Gastar mais energia do que se ingere”. Infelizmente na grande maioria dos casos isto não funciona, ou seja, o obeso não consegue gastar tanta energia assim, afinal, ele está acima do seu peso e qualquer exercício físico vai produzir um desgaste físico e emocional, além de por em risco suas articulações e estrutura óssea. Por outro lado, ele terá muita dificuldade de ingerir pouca gordura e carboidratos, pois com a sua autoestima baixa e a ansiedade de perder peso em alta, ocorre o fenômeno da alimentação compulsiva, fechando assim o ciclo do obeso.

Dentro do que foi exposto, é possível perceber que o emagrecimento hoje se tornou algo importante não só por uma questão estética (que tem influência direta na autoestima), como também por uma questão de saúde pública.

Diante de tantos desafios, o obeso tem o direito de ter acesso a novas tecnologias capazes de auxiliar neste processo de emagrecimento e de estética. Assim como a tecnologia digital desenvolveu várias áreas da ciência, hoje os equipamentos no setor de emagrecimento e estética estão provocando uma verdadeira revolução na meta de alcançar, além do corpo sonhado, uma melhor autoestima e uma qualidade de vida mais satisfatória.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo clínico

Colaboração: LA VIE CLINICA DE ESTÉTICA E EMAGRECIMENTO – 3384-6774

  • No Comments
  • Junho 15, 2017
× Como posso te ajudar?