Dez hábitos de casais felizes
- Foque nos acertos do parceiro e nas coisas boas da relação
Se você constantemente ficar olhando para as coisas que seu parceiro faz de errado, você vai encontrar cada vez mais razões para se decepcionar. Do mesmo jeito, se você olhar para as coisas boas, se você tentar prestar atenção e no que está dando certo, você também vai encontrar razões para ser grato por essa relação. Nossa perspectiva das coisas depende muito do que queremos ver. Casais felizes não ignoram o negativo, enfatizam o positivo.
- Ligue para dar uma checada durante o dia
Escreva ou telefone para seu parceiro (a) para ver como está sendo o dia dele. Assim, você não apenas mostra interesse como também tem condições de ajustar suas expectativas para quando se encontrarem à noite. Se o seu parceiro, por exemplo, teve um dia terrível, não faz muito sentido passar o jantar inteiro contando todas as coisas fantásticas que aconteceram com você.
- Confie e perdoe
Sim, existem momentos em que vocês irão discordar um do outro, que vão até discutir. Casais felizes, contudo, estão dispostos a perdoar e relevar em vez de punir o parceiro com desconfiança e acusações sem fim.
- Se abracem na hora que se encontram
Nossa pele tem uma memória natural para o “toque agradável” (sou amado) o “toque desagradável” (estou sendo violentado) e o “não-toque” (estou sendo ignorado). Casais que se abraçam ao se ver, experienciam o “toque agradável” e se sentem amados.
- Tenha orgulho de estar com que você está
Casais felizes gostam ser vistos juntos e geralmente dão sinais públicos do seu carinho: andam de mãos dadas, abraçados, sentados lado ao lado, é possível ver uma mão repousada no parceiro. Casais felizes gostam de mostrar que estão juntos, que pertence um ao outro.
Casais felizes têm hábitos muito diferentes do que casais em crise. O hábito é um comportamento automático e é necessário certa dedicação para se introduzir e manter um hábito. Diversos estudos científicos revelam que o cérebro humano precisa de aproximadamente 21 dias para transformar um comportamento isolado em um hábito, ou seja, 21 dias repetindo o comportamento desejado diariamente até que ele vire algo automático. Escolha um dos pontos sugeridos nesta lista e repita por 21 dias, até que se torne um hábito… e isso irá fazer de vocês um casal mais feliz. Se você der uma derrapada, não desista, peça desculpas ao parceiro e continue tentando.
Se existe um segredo fundamental para a felicidade no amor, esse segredo é a comunicação. Nas conversas é necessário, antes de qualquer coisa “aprender a ouvir”, se mostrar mais interessado do que interessante, mais admirado do que admirável, mais fascinado do que fascinante.
Autor: Dr. Mark Goulston