A vida é um eco
Certa vez, uma esperta criança que estava aprendendo a ler passeava com seus pais em direção a uma cidade do interior. Curioso e entusiasmado começou a ler todas as placas das estradas até que ele se deparou com uma que lhe chamou muita atenção: “cuidado, região cheia de ECO”. Logo o filho perguntou ao seu pai:
– Pai, o que significa ECO?
Seu pai tentou responder:
– Filho, ECO ééé…, melhor, vamos até lá e você vai entender melhor.
Desviaram um pouquinho do percurso até chegar numa grande cordilheira, desceram do carro e pai falou para o filho:
– Grite o que quiser meu filho;
Sem pensar duas vezes, seu filho começou: “burro”
Passaram-se alguns segundos veio a resposta: “burrrro, burrrrrro…”
Ele insistiu já invocado com o eco e disse: “seu feio”
De novo ele escuta soando alto: “seu feeeeiiiiio, seu feeiiiiiio”.
O garoto, já nervoso começou a discutir com o eco soltando muitos palavrões e o ECO devolvia em dobro para ele todos os insultos.
O menino, cabisbaixo dirige o seguinte comentário para seu pai: “não gostei deste ECO” ele é muito mal educado.
Seu pai sem comentar nada, gritou:
– LINNNNNDOOOO e o eco respondeu a mesma coisa cada vez mais forte.
– “Eu te amo” e o eco “eu te ammmmmmoooooooo!!!!!!!!!”
Abaixando-se no nível do seu filho e diz: “ECO meu filho é isso!” Eu sei que você ainda é pequeno, mas penso que você já pode entender que tudo aquilo que você deseja e faz para os outros retorna para você multiplicado. Isto é o ECO DA VIDA”.
Colaboração: Gilson Medina
Adaptação: Cláudio Martins Nogueira