Lemas do AA: Esqueça os prejuízos
By Cláudio

Lemas do AA: Esqueça os prejuízos

Compartilhe

Quando o dependente químico toma a iniciativa de se tratar e começa a conter a compulsão ao abuso de drogas é comum também começar a tomar consciência de tantas perdas e frustrações acumuladas ao longo da sua adicção. Esta realidade é cruel com ele e não raras vezes o sentimento de culpa, de arrependimento e de decepção consigo mesmo podem conduzi-lo a um quadro de depressão, de ansiedade e de medo.

Tanto a família quanto o dependente costumam enveredar por este caminho da lamentação que tem como final de linha a auto piedade e uma possível recaída. Perguntas como “por que eu fiz isto?” “por que eu não busquei o tratamento antes?”, etc. são verdadeiras bombas relógio para piorar ainda mais a situação.

Este lema nos convida a esquecer dos prejuízos. Focando apenas no seu passado de perdas o dependente não terá forças para enfrentar os desafios do presente e nem cabeça para pensar no seu futuro.

Certa vez ouvi de um jovem dependente algo bastante interessante em relação a isto. Ele comparou nossa vida a uma viagem de carro. Segundo ele, para se fazer uma viagem segura é necessário olhar com frequência o retrovisor, porém a atenção maior tem que ser no para-brisa, ou seja, olhar para frente e “passar o olho” no retrovisor, ou melhor, no passado. Quando acontece o contrário, estamos diante de um problema grave e os riscos de acidentes são enormes.

O quarto passo do AA que consiste em fazer um inventário moral é este retrovisor. Os outros onze passos são o para-brisa. A capacidade de auto perdão deve ser desenvolvida, afinal, o passado é fruto de um adoecimento físico e psíquico, portanto o dependente e a família são vítimas desta doença.

Cláudio Martins Nogueira – psicólogo clínico.

  • No Comments
  • 26/06/2026