fbpx
Eu seguro a minha mão na sua…
By Cláudio

Eu seguro a minha mão na sua…

Compartilhe

Eu seguro a minha mão na sua…

Não existiríamos ou não sobreviveríamos sem estarmos inseridos em um grupo.

Para tanto, já nascemos dentro da menor estrutura que compõe uma sociedade: a família.

Outras necessidades de agrupamentos vão aparecendo em nossas vidas e a eles vamos nos associando.

Vem-nos a necessidade de crermos em um Ser Superior e ingressamos em um grupo religioso para a vivência da espiritualidade que melhor concebemos.

Em seguida, nos associamos a grupos, na escola, no esporte, na

música, no trabalho e etc.

Em todos os momentos de nossas vidas, estamos direta ou indiretamente ligados a um grupo.

 E é aqui, no Amor-Exigente, que temos o privilégio de participar de um dos grupos que mais nos trazem satisfação e gratidão: o grupo de auto e mútua ajuda.

É nele que encontramos o apoio, saímos da escuridão, temos um norte para podermos ajudar nossos entes queridos e nele permanecemos por nós mesmos.

Tudo começa a ficar mais claro, conhecendo de perto a doença da dependência química e comportamentos inadequados que são aniquiladores da funcionalidade de uma família.

Aqui no Amor-Exigente temos o programa Programa Amor-Exigente (PAE), que por meio do entendimento e da vivência dos pilares, conseguimos as mudanças em nós, para que assim influenciemos o outro a, por ele próprio, mudar seus comportamentos e ter o despertar para uma nova forma de viver.

Por muitas vezes, não temos a percepção de comportamentos inadequados em nós, que nos prejudicam e que também influenciam negativamente o outro.

E é no grupo de apoio que conseguimos identificá-los, durante

nossas partilhas, e somos incentivados a fazer as mudanças comportamentais necessárias em nós através de metas semanais que nos farão mudar e que influenciarão o outro positivamente, provocando nele as mudanças necessárias.

É no grupo que aprendemos que as mudanças têm que começar em nós porque nada muda se eu não mudo e, quando eu mudo, tudo ao meu redor se transforma.

E a admiração é tanta pelo grupo de apoio do Amor-Exigente, o prazer é tamanho em estar participando desse grupo que, de imediato, nos vem o desejo de permanecer, de aprender, de aprender mais e melhor, de sermos voluntários, de praticarmos a responsabilidade social ajudando o outro, contribuindo para que tenhamos uma sociedade melhor.

Sem estarmos inseridos num grupo, tudo se torna mais difícil.

Ajudando um ao outro somos muito mais fortes.

Sou um “embrião” no voluntariado do Amor-Exigente, mas já consigo ser uma pessoa melhor.

Graças ao grupo, consigo melhor vivenciar minha espiritualidade, ser uma pessoa mais ética, mais completa e serei ainda melhor, não melhor que o outro, mas melhor para o outro, melhor para a sociedade.

Tudo isso graças a esse grupo apoiador maravilhoso que tudo nos proporciona gratuitamente, que é simples e que dá certo.

E toda essa transformação é possível porque no grupo “Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer o que sozinho eu não consigo”.

Por Agnelo A. Rezende,                                                                                                 Voluntário do AE, Cambuí/MG.

  • No Comments
  • 22/12/2025