fbpx
Deus dá o frio conforme o cobertor
By Cláudio

Deus dá o frio conforme o cobertor

Compartilhe

Deus dá o frio conforme o cobertor

Este ditado é bastante utilizado, especialmente entre os religiosos. È possível fazer várias interpretações sobre o mesmo. Uma delas é considerá-lo como uma forma de alienação ou conformismo diante das nossas dificuldades, ou seja, transferir para Deus as nossas responsabilidades e infortúnios.

Outra leitura que se pode fazer deste ditado é uma visão mais profunda, mais positiva e rica em sabedoria. Ao contrário da visão anterior, esta maneira de ver estas palavras nos convida a acreditar no potencial humano para superar seus desafios. Olhando desta maneira, pode-se perceber que todos possuem capacidade não só para superar seus obstáculos, como também para aprender com eles e se saírem melhor depois deles. Sobre este ponto de vista é possível concluir que nenhuma pessoa é digna de dó, ou seja, este sentimento não é construtivo. O que o alimenta é acreditar que o outro não é capaz de resolver seus dilemas e que eu, como uma pessoa melhor, vou resolver para ele.

Na linguagem Bíblica é possível constatar esta mesma visão no seguinte texto:

“Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas”. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-las e sairdes dela. ¨

Com este ditado podemos concluir que Deus dá o frio conforme o cobertor, ou seja, para aquele que se encontra sintonizado com Deus, todas as provações são passíveis de serem superadas. Assim se estamos passando por dificuldades é na verdade uma grande oportunidade que Deus esta nos dando para nos tornarmos cada vez mais fortes e experientes.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • 08/11/2025