17) – A paciência pode mais que a sabedoria!
Lemas do AA / NA
17) – A paciência pode mais que a sabedoria!
Este lema destaca a importância da paciência no nosso processo de recuperação. Assim como uma semente lançada ao solo tem o tempo dela para germinar, crescer e gerar frutos, nossa recuperação também. Muitos adictos não conseguem alcançar a sobriedade por falta da paciência.
Particularmente, coloco uma ressalva neste lema. Talvez o mais correto seria: “ A paciência pode mais que a inteligência”. Ela é importante destacar porque todos os sábios na concepção da palavra são pacientes. O mesmo não se pode falar dos inteligentes. Muitos deles são impacientes, estressados e apressados. Nestes casos, a paciência pode mais do que a inteligência.
Quanto a sabedoria, conhecimento impregnado de experiências de vida, a paciência é apenas um dom de muitos. O sábio, além da paciência, ele possui serenidade, equilíbrio emocional, resiliência, solidariedade, amor e muita paz no seu coração.
Nestes aspectos, a paciência não pode mais do que a sabedoria. É exatamente o contrário. A sabedoria pode muito mais do que a paciência. Ela é tão importante que Salomão pedia a Deus apenas uma coisa: SABEDORIA.
O caminho para alcançar a sabedoria passa por algumas etapas. A primeira delas é a busca de informações e de conhecimento. A segunda é um processo de reflexão pessoal sobre todo este conteúdo. A terceira é a sensibilidade de perceber os aprendizados que a vida nos oferece a cada experiência e, por último, a sua busca espiritual através de um contato consciente com o Poder Superior.
Nesta caminhada em busca da sabedoria, papel fundamental para alcançar este destino sem sombra de dúvidas, é os nossos irmãos de caminhada: família, grupos de apoio, trabalho, escola e igreja. Por isto, é fundamental fazer escolhas interessantes destes grupos. Elas podem contribuir ou dificultar esta caminhada.
Pensa nisto meu amigo, pensa nisto minha amiga.
Obs. Nas próximas edições vamos abordar os outros lemas abaixo:
18) – Pense antes de beber. A hora de procurar o padrinho é antes. Não depois
19) – Evite pessoas, coisas e lugares.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em dq.