18) – Pense antes de beber.
By Cláudio

18) – Pense antes de beber.

Compartilhe

Lemas do AA / NA

18) – Pense antes de beber. A hora de procurar o padrinho é antes. Não depois

Para entendermos melhor este lema, nada melhor do que recorrer a alguns conceitos da psicologia sobre o psiquismo humano. Já sabemos que o processo de desenvolvimento da psiquê passa por algumas fases:

1º fase: O processo primário – Desde os primeiros dias de nascido, o bebê inicia sua relação com o mundo através das sensações. Ele sente um desconforto e, imediatamente, ele reage chorando pedindo ajuda para algum adulto resolver seu problema. Ele ainda não tem recursos psíquicos do pensar e refletir sobre aquelas sensações.

2º fase: O processo intermediário – Na medida em que este bebe vai crescendo e se tornando uma criança dentro do contexto da família e da sociedade, ele vai desenvolvendo este processo colocando a reflexão, ainda que rudimentar, logo após a sua reação ao estímulo.

3º fase: O processo secundário – Ao entrar na adolescência, juventude e na idade adulta, esse processo antecipa a reflexão antes da reação. Esse processo nós chamamos de amadurecimento psíquico, ou seja, o sujeito consegue colocar a reflexão sobre possíveis consequências dos seus atos.

Na adicção, este processo de amadurecimento é comprometido. Temos o retorno, ou mesmo, a estagnação dos processos primitivos do funcionamento psíquico (primário ou secundário). São as pessoas conhecidas como imediatistas, impulsivas e inconsequências.

Esse lema nos convida a pensar nas consequências dos nossos atos, no caso específico, o de voltar a fazer o uso da substancia. O papel do padrinho é ajudar neste processo de reflexão. Os grupos de apoio, os profissionais de saúde e até mesmo os familiares em recuperação são ótimas oportunidades de proporcionar este amadurecimento psíquico.

 Portanto, buscar ajuda é fundamental para este crescimento psíquico, mesmo porque, movidos pelas nossas compulsões, estamos fadado ao fracasso total.

Pensa nisto meu amigo, pensa nisto minha amiga.

Obs. Nas próximas edições vamos abordar os outros lemas abaixo:

19) – Evite pessoas, coisas e lugares.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em dq.

  • No Comments
  • 30/08/2025