O princípio da higiene
O princípio da higiene
No nosso Grupo Terapêutico Limites e Consequências nós trabalhamos com o conceito do “limite da higiene” numa perspectiva de reparação do estrago que a dependência química fez na vida do adicto. A perda da noção de higiene é impressionante. Em pouco tempo de uso/abuso, a maioria vai negligenciando o básico neste aspecto e o caos se instala na vida dele e de toda a família.
Aqui vou tratar do princípio da higiene na perspectiva da prevenção. Ensinar nossos filhos a cuidar das coisas deles (roupas, calçados, higiene pessoal, quarto, etc..) é muito mais importante do que os estudos, o esporte, bens materiais e viagens de férias.
É claro que devemos levar em consideração a idade e o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Cada tempo tem seus cuidados específicos. O que não podemos é entregar tudo de “mão beijada” para nossos filhotes.
Ensinar o autocuidado é fundamental para que nossas crianças e adolescentes aprendam a cuidar de suas vidas na idade adulta. Fazer tudo para eles é infantilizá-los atrapalhando assim o crescimento natural do ser humano.
Não é por acaso que presenciamos adultos que não escovam seus dentes, não vão ao médico, ao psicólogo e ao dentista.
Pensem nisto queridos papais.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico